Rubricas


As contribuições deverão ser enquadradas numa das seguintes rubricas:
 

Pesquisas empíricas

Inserem-se nesta rubrica os artigos que abordam em detalhe análises de dados, recolhidos numa perspetiva teórica e metodológica previamente definida. No que concerne à pesquisa propriamente dita, é valorizada a explicitação dos modos de recolha dos dados, do seu tratamento e dos princípios e processos que prevaleceram na sua validação. Relativamente às pesquisas desenvolvidas no terreno, é atribuída atenção às condições que as possibilitaram, não descurando o que pode ter limitado a implementação inicialmente prevista. A potencial generalização dos resultados é analisada, assim como o seu contributo para o alargamento do quadro teórico e metodológico de partida.
 

Discursos sobre o vivido no trabalho

Esta rubrica engloba artigos sobre o vivido no trabalho, operacionalizados sob a forma de práticas de referência que concretizem conceitos estabelecidos ou novas formas de perspectivar avanços científicos. Integrados no âmbito de um debate relacionado com uma problemática teórica ou uma reflexão pertinente para os projetos de intervenção, os artigos devem basear-se no discurso dos trabalhadores em relação à sua atividade de trabalho, nomeadamente no que diz respeito aos modos operatórios e às estratégias construídas no exercício dessa atividade, face aos diferentes objectivos a que têm de responder. São igualmente reportados nesta rubrica testemunhos de diferentes peritos (psicólogos, engenheiros, ergonomistas, médicos, sindicalistas...), cujos contributos sejam considerados fundamentais para a discussão da perspetiva em que se enquadra a pesquisa apresentada.
 

Instrumentos de investigação

Neste caso, são apresentados instrumentos/grelhas de análise ou métodos considerados inéditos, utilizáveis, seja na análise do trabalho, seja na conceção de situações de trabalho. A sua pertinência deve ser justificada em relação aos resultados da pesquisa sobre o terreno e a partir de validações empíricas.
 

Arqueologia do conhecimento

Esta rubrica engloba trabalhos que visam uma melhor compreensão da sedimentação de conhecimentos que dizem respeito à atividade de trabalho, referindo nomeadamente o contexto da sua emergência e as razões de algumas evoluções.
 

Apresentação de obras

Trata-se, nesta rubrica, de dar a conhecer as pesquisas e principais conceitos desenvolvidos por um determinado autor ou conjunto de autores, cujo contributo se tenha notabilizado pelas reflexões que potenciou/potencia e pelo impacto que teve/tem ao nível do desenvolvimento científico nos planos teórico e/ou metodológico.
 

Revisões temáticas

Trata-se aqui de seguir o estilo clássico das revisões temáticas. Evita-se uma apresentação muito dirigida para os trabalhos citados. O texto deve ser crítico, propondo avaliações das diferentes perspetivas sobre as quais o tema escolhido foi tratado e evidenciando a articulação entre essas perspetivas. Em todos os casos, na abordagem dos princípios teóricos associados ao tema em análise, deve ser dada particular atenção à atualidade da síntese, bem como aos contributos do artigo apresentado, em comparação com sínteses anteriores sobre o mesmo tema.
 

Artigos de “resposta a...”

O objetivo destes textos é discutir ou responder a outros artigos publicados anteriormente. Trata-se sobretudo de criar um espaço que promova a confrontação de diferentes olhares sobre as pesquisas apresentadas.
 

Resumos de teses

As teses deverão ser resumidas, mencionando a perspetiva em que se enquadra a problemática analisada, a metodologia e uma discussão acerca das eventuais consequências ao nível da ação concreta.
 

Recensões críticas de livros

Esta rubrica reporta-se à análise crítica de um livro, invocando eventualmente outros autores, cujos contributos poderão ajudar na discussão que se pretende apresentar.
 

Textos históricos

Esta rubrica tem como projeto não deixar no esquecimento textos e obras que ainda hoje merecem a notoriedade que tiveram outrora. O texto histórico é sempre acompanhado de um comentário crítico pedido a um autor contemporâneo.
 

O dicionário

Cada número apresentará, nas línguas portuguesa e espanhola, de acordo com a letra do alfabeto correspondente, uma reflexão sintética, desenvolvida por autores de referência, a propósito de conceitos-chave frequentemente utilizados nos domínios teórico-metodológicos privilegiados no campo científico em que a Laboreal se insere.
 

Atas de seminários

Nesta rubrica são incluídos artigos procedentes de comunicações, previamente selecionados pelos editores responsáveis.
 

Importa-se de repetir...?

Esta rubrica surge perante a possibilidade de publicação de artigos que resultem do estabelecimento de protocolos com outras Revistas.