Warning: **###***^^^^^Session server full or temporary disconnection, please retry again later...^^^^^***###** in /ud121/services/laboreal/site/api/startup_api.ud121 on line 117 Redescubramo-nos na sua experiência: O desafio que nos lança Ivar Oddone - Volume I :: No.1 :: Dezembro 2005 - Laboreal_Uma plataforma virtual sobre o trabalho real
Artigo incluído na revista Volume I :: No.1 :: Dezembro 2005

Apresentação De Obras

Redescubramo-nos na sua experiência: O desafio que nos lança Ivar Oddone

Ricardo Vasconcelos1 & Marianne Lacomblez2
(1) Centro de Psicologia da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Rua do Campo Alegre, 1055, 4169-004 Porto, Portugal
ricardo@fpce.up.pt
(2) Centro de Psicologia da Universidade do Porto
lacomb@fpce.up.pt

A partir da obra de Ivar Oddone, o artigo tenta reconstruir um percurso de investigação que nos parece ser útil, nos dias de hoje, para activar uma nova reflexão sobre como desenvolver uma psicologia do trabalho centrada no Homem que trabalha e na sua experiência. Num tom frontal e assumidamente informal, reflexos do caracter de Oddone e do teor não ritual dos documentos que estiveram na base deste texto, começar-se-á pelas primeiras reflexões e conceitos pelos quais Oddone se nos deu a conhecer: a redescoberta da experiência operária e da sua centralidade na transformação do trabalho. Derivar-se-ão questões de método e propostas de Oddone para a construção da experiência e para a exploração do seu potencial transformador, das quais se destacam as “instruções ao sósia”. O texto desenvolver-se-á em torno dos conceitos de “linguagem”, “sistema” e “interface”, operacionalizados em situações concretas sobre as quais a equipa de Oddone foi reflectindo. Dá-se particular relevância ao seu Sistema de Informação Concreta (SIC), a partir do qual se procura lançar algumas reflexões e desafios a que a obra de Oddone nos convida.

Palavras-chave experiência, linguagem, sistema, interface, SIC.