Warning: **###***^^^^^Session server full or temporary disconnection, please retry again later...^^^^^***###** in /ud121/services/laboreal/site/api/startup_api.ud121 on line 117 Percursos de regresso ao trabalho após acidente: confronto com novos obstáculos - Volume 14 :: No.1 :: Julho 2018 - Laboreal_Uma plataforma virtual sobre o trabalho real
Artigo incluído na revista Volume 14 :: No.1 :: Julho 2018

Percursos de regresso ao trabalho após acidente: confronto com novos obstáculos

Cláudia Pereira1, Marta Santos2 & Liliana Cunha3
(1) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
cpereira@fpce.up.pt
(2) Centro de Psicologia da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
marta@fpce.up.pt
(3) Centro de Psicologia da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
lcunha@fpce.up.pt

Este artigo explora obstáculos com os quais os sinistrados do trabalho se deparam no regresso ao trabalho após o acidente. Dois estudos desenvolvidos em Portugal servem de referência à análise e reflexão sobre esta questão. Um dos estudos resultou do pedido de intervenção de uma empresa do Norte de Portugal, junto de trabalhadores com restrição médica para o trabalho habitual, com o objetivo de se definir um contexto alternativo de trabalho; e o outro estudo, solicitado pela Associação Nacional dos Deficientes e Sinistrados do Trabalho, visou a construção de um retrato dos percursos pós-acidente de trabalhadores de diferentes setores de atividade.

Os resultados permitiram sistematizar três grandes categorias de obstáculos, designadamente, quando o regresso é feito à mesma função, mas sem uma análise e planeamento prévios; quando o conteúdo do trabalho atribuído não é objeto de debate com os trabalhadores; e quando o regresso é feito sem ter em conta o facto de haver necessidade também de o coletivo de trabalho se reorganizar.

Reforça-se a conceção do acidente de trabalho como um turning point no percurso profissional, com implicações sempre singulares, cuja análise permite ainda sinalizar propostas de intervenção concretas para além dos percursos individuais.

Palavras-chave acidentes de trabalho; turning point; percursos; obstáculos.