Warning: **###***^^^^^Session server full or temporary disconnection, please retry again later...^^^^^***###** in /ud121/services/laboreal/site/api/startup_api.ud121 on line 117 O que faz o medo de aprender na zona de desenvolvimento proximal? - Volume III :: No.1 :: Julho 2007 - Laboreal_Uma plataforma virtual sobre o trabalho real
Artigo incluído na revista Volume III :: No.1 :: Julho 2007

Estudo De Caso

O que faz o medo de aprender na zona de desenvolvimento proximal?

Marta Santos1 & Marianne Lacomblez2
(1) Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
4200-392 Porto
marta@fpce.up.pt
(2) Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
4200-392 Porto
lacomb@fpce.up.pt

Este artigo procura reflectir sobre uma situação de aprendizagem num curso de formação para pescadores. Após apresentar de forma breve alguns conceitos de Vygotski, mostraremos como em determinadas situações, para que a aprendizagem possa ser efectiva, é preciso saber não só identificar os «verdadeiros» conceitos e conhecer a «zona» onde estamos a intervir por forma a permitir o desenvolvimento cognitivo e dos motivos mas também o que é que se passa no confronto desta aprendizagem quando se depara com o real. No confronto com a «vida real», o medo de se perder os conhecimentos que se detêm e que se mostram eficazes «apesar de tudo» pode ser uma variável não desprezível em formação e que deve ser debatida para que os novos saberes não assumam um estatuto absoluto e se tornem apenas uma imposição.

Palavras-chave zona de desenvolvimento proximal, formação profissional, medo de aprender.