Warning: **###***^^^^^Session server full or temporary disconnection, please retry again later...^^^^^***###** in /ud121/services/laboreal/site/api/startup_api.ud121 on line 117 INSAT2010 - Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações - Volume VI :: No.2 :: Dezembro 2010 - Laboreal_Uma plataforma virtual sobre o trabalho real
Artigo incluído na revista Volume VI :: No.2 :: Dezembro 2010

Instrumentos De Investigação

INSAT2010 - Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações

Carla Barros-Duarte1 & Liliana Cunha2
(1) Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, n. 349
4249-004 Porto
cbarros@ufp.edu.pt
(2) Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Centro de Psicologia da Universidade do Porto
Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva
4200-392 Porto
lcunha@porto.ucp.pt

O INSAT enquanto instrumento mediador das declarações do impacto do trabalho na saúde conta já com uma história que aqui procuraremos desvelar, referindo: os sectores de actividade considerados nas análises com este instrumento; os problemas encontrados em alguns desses contextos e situações de trabalho; os argumentos que justificam um estudo mais preciso de outras relações entre as variáveis contempladas no inquérito. O retrato e a interpretação da história do INSAT contribuem finalmente para o seu reconhecimento como um instrumento “vivo”, agora reformulado, tendo em conta as evoluções do trabalho, bem como as reflexões produzidas a partir da sua utilização.