Artigo incluído na revista Volume XI :: No.1 :: Julho 2015

Instrumentos De Investigação

Exercício analítico sobre o método: aspectos linguageiros na atividade dialógica com trabalhadores de exploração e produção no setor petrolífero

Denise Alvarez1, Maristela Botelho França2 & Marcelo Figueiredo3
(1) Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho (Neict)
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Av. Passo da Pátria, 156, Bloco D - sala 309
São Domingos, Niteroi, RJ - Brasil - 24210-240
alvarez.dena@gmail.com
(2) Grupo de Pesquisa Linguagens, trabalho e atividade de formação
Departamento de Processos Técnico-documentais
Escola de Letras
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Av. Pasteur, 458 sala 413
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
mbfranca@hotmail.com
(3) Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho (Neict)
Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Av. Passo da Pátria, 156
Niteroi, RJ - Brasil
marceloparada@uol.com.br

Este artigo originou-se de um posicionamento crítico sobre o modo como exercemos o ofício de pesquisadores. Intrigou-nos o que fazemos nas e com as interações de linguagem. É com esse olhar que se discute a atividade de diálogo realizada entre pesquisadores e um trabalhador (engenheiro de petróleo), que faz parte das atividades de pesquisa realizadas no projeto “Trabalho, saúde e segurança na indústria petrolífera offshore da Bacia de Campos-RJ”. Entende-se que a necessidade de enfrentar o problema com a linguagem é anterior ao uso de métodos que envolvam atividades de diálogo, ou seja, a teorização com a linguagem começa na concepção e preparação dos métodos. A análise realizada ressalta o desenvolvimento de um gênero de discurso de novo tipo, surgido na historicidade de outros - conversa espontânea e entrevista - no interior da comunidade dialógica formada, a fim de dar suporte à promoção da saúde e segurança no trabalho do setor petrolífero.

Palavras-chave análise da atividade de diálogo; gênero do discurso; desenvolvimento dialógico; exercício de método.