Artigo incluído na revista Volume XI :: No.1 :: Julho 2015

Instrumentos De Investigação

Encontros sobre o trabalho: reflexões sobre o uso desta ferramenta metodológica em pesquisas em Unidades de tratamento intensivo neonatais

Letícia Pessoa Masson1, Luciana Gomes2 & Jussara Brito3
(1) Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH)
Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, sala 302, Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ.
leticiamasson@ensp.fiocruz.br
(2) Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH)

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ

lucianagomes@ensp.fiocruz.br
(3) Grupo de Pesquisa e Intervenção em Atividade de Trabalho, Saúde e Relações de Gênero
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Pesquisadora do CNPq
Rua Duvivier, 18, ap. 601 - Rio de Janeiro - RJ
jussara@ensp.fiocruz.br

Buscamos discutir o uso de uma ferramenta metodológica, denominada “Encontros sobre o Trabalho”, que segue os princípios da Ergologia, visando propiciar o debate, a reflexão e o desenvolvimento da atividade de trabalho. A discussão é realizada a partir da apresentação de suas formas de uso em duas experiências de pesquisa que procuraram compreender-transformar a relação saúde-trabalho de profissionais de enfermagem em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatais. Constatamos que esse dispositivo grupal apresenta um grande potencial para a transformação positiva no pensar-agir dos protagonistas do polo da atividade e do polo dos saberes formais, assim como nos meios do trabalho. Identificamos desafios e aprendizagens em sua operacionalização, referentes, especialmente, à linguagem e aos materiais utilizados para animar os Encontros, aos encaminhamentos efetivos e riscos de insucesso, ao seu caráter formativo e à sua importância para a conquista da saúde.

Palavras-chave encontros sobre o trabalho, Ergologia, UTI neotal, auxiliares e técnicos de enfermagem, saúde do Trabalhador.