Artigo incluído na revista Volume VIII :: No.2 :: Dezembro 2012

Construção de conhecimentos e apropriação de novas técnicas de diagnóstico de avarias pelos operadores de oficinas automóveis

Pablo Granovsky1 & Mario Poy2
(1) Universidad Nacional de la Matanza
San Justo – Buenos Aires
Florencio Varela 1903
(B1754JEC) San Justo, Pcia. de Bs. As. - Argentina
pgranovsky2004@yahoo.com.ar
(2) Centro de Investigaciones por una Cultura de Seguridad
Universidad de San Andrés - Universidad de Palermo
Victoria – Buenos Aires
Vito Dumas 284
(B1644BID) Victoria, Pcia. de Bs. As.- Argentina
mpoy@udesa.edu.ar

Os processos de inovação tecnológica co- locam um desafio importante às disciplinas que se interessam pelo trabalho: tendo em conta o impacto desses processos sobre um plano cultural, considerando a diversidade dos contextos sócio-culturais em que estas tecnologias são transferidas; e sobre um plano cognitivo, pelas modificações das tarefas e mecanismos de apropriação dos objectos técnicos que eles induzem, assim como pelas modificações e construções de novos esquemas de utilização dos artefactos.

Este estudo analisa o impacto da introdução da eletrónica nos componentes automóveis sobre os operadores formados em “mecânica tradicional”, salientando os processos de apropriação de novas técnicas de diagnóstico de avarias nestes veículos. O trabalho de pesquisa visa particularmente a atividade dos operadores de manutenção e de reparação de automóveis em oficinas independentes, que estão fora do circuito dos concessionários oficiais e que, por isso, não recebem dos fabricantes os dispositivos técnicos necessários (scanner, osciloscópio, e manuais de apoio ao diagnóstico de avarias). Os dados colocam em evidência que o raciocínio sistémico dos operadores constitui uma invariante que lhes permite apropriarem-se das modificações que são introduzidas pelas inovações tecnológicas neste contexto particular da tarefa de diagnóstico de avarias, permitindo assim compensar os défices que decorrem de “uma transferência tecnológica desajustada”.

Palavras-chave transferência de tecnologia, apropriação instrumental, competências, atividade de diagnóstico.