Warning: **###***^^^^^Session server full or temporary disconnection, please retry again later...^^^^^***###** in /ud121/services/laboreal/site/api/startup_api.ud121 on line 117 As dinâmicas colectivas de concepção da organização e do trabalho durante a inovação organizacional - Volume IV :: No.2 :: Dezembro 2008 - Laboreal_Uma plataforma virtual sobre o trabalho real
Artigo incluído na revista Volume IV :: No.2 :: Dezembro 2008

Dossier Temático

Sandrine Caroly1, Daniel Depincé2 & Pascal Lecaille3
(1) PACTE — Université de Grenoble,
RUPMF- BP 47- 38 040 Grenoble, France
sandrine.caroly@upmf-grenoble.fr
(2) PACTE — ARACT Basse Normandie, France
12 rue Ferdinand Buisson- Parc Athéna
— Immeuble Paséo
14280 Saint Comtest, France
d.depince@anact.fr
(3) PACTE — Université de Grenoble,
RUPMF- BP 47- 38 040 Grenoble, France
esprimo@no-log.org

Neste artigo apresentamos uma intervenção ergonómica sobre os factores organizacionais de prevenção dos problemas músculo-esqueléticos (PMS) numa empresa do ramo automóvel. A inovação organizacional é fundada na ideia de que é preciso ter em conta a actividade dos conceptores (aqui chefias directas), que tem um papel fundamental na construção de margens de manobra dos operadores. Reconstruir a organização do trabalho implica equipar os conceptores no processo de concepção, nomeadamente em torno de 3 orientações: compreender o trabalho real dos operadores, ter consciência da sua própria actividade enquanto chefes de equipa, criar um lugar de troca entre os conceptores e os operadores. A partir da análise sobre a gestão dos fluxos de produção de uns e outros, os conceptores e operadores chegaram a construir um referencial comum de tipologia de reservatórios que permite o desenvolvimento da actividade de cada um. A inovação organizacional depende de dinâmicas colectivas de reorganização do trabalho.

Palavras-chave inovação organizacional, concepção, chefia directa, trabalho colectivo, PMS.