Artigo incluído na revista Volume IV :: No.2 :: Dezembro 2008

Dossier Temático

A intervenção ergonómica como dinâmica de aprendizagem: estudo de caso

Johann Petit1
(1) Département d’Ergonomie
Université Victor Segalen Bordeaux2
146, rue Léo-Saignat
33076 Bordeaux, France
johann.petit@u-bordeaux2.fr

A partir de uma intervenção ergonómica relativa ao acompanhamento de uma mudança organizacional numa Seguradora de saúde, interessamo-nos, neste artigo, nas aprendizagens dos futuros “utilizadores da organização”. Desenvolvemos um ponto de vista segundo o qual a intervenção ergonómica se pode construir de tal modo que permita aos operadores adquirir conhecimento sobre o funcionamento futuro da organização. Para isto, parece-nos indispensável implicar os futuros utilizadores na concepção da organização futura. Neste sentido, propomos articular a intervenção ergonómica em torno de uma “experimentação”, dando espaço a testes sobre a organização, permitindo assim aos operadores participar nas escolhas e experimentá-las.

Palavras-chave ergonomia, actividade colectiva, cooperação, serviços, mudança organizacional.